Olá, recebemos um artigo (aula) super interessante do Prof. Paulo Edson Reis Jacob Neto, sobre a minerais catalíticos, oligoelementos e muito mais. Dividimos essa aula em alguns tópicos para não tornar-se muito extenso e facilitar a leitura para vocês! Postaremos durante este mês diversos tópicos desta aula. Caso alguém tenha interesse em estar recebendo este material completo, envie um e-mail para portal@terapiaortomolecular.net

Minerais Catalíticos: faísca que acende a chama de cura

Oligoelementos e diáteses de Jacques Ménétrier

Oligoelementos Os oligoelementos (Microminerais) são elementos químicos essenciais para os seres vivos, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como, por exemplo, a fotossíntese ou a digestão. (Wikipédia, 2008)

Os oligoelementos devem obedecer a os seguintes critérios:

1. Deve estar presente em todo tecido sadio de todo organismo vivo;

2. A sua concentração nos tecidos deve manter certa constância;

3. A sua falta ou carência propicia alterações estruturais e fisiológicas de vários tipos;

4. Atua preventivamente, bem como terapeuticamente nas alterações mórbidas ocasionadas pela carência.

São catalizadores das funções enzimáticas permitindo, com sua presença, influenciar a velocidade de uma reação sem, contudo tomarem parte ativa nesta reação. Fornecem às enzimas a energia para que a reação bioquímica ocorra.

Função reguladora → equilíbrio biológico

Quando ingerimos um oligoelementos ou uma vitamina, nosso organismo reconhece como um elemento indispensável que faz parte de seu tecido, de seu metabolismo

Enzimas

São um grupo de substâncias orgânicas de natureza geralmente protéica com atividade intra ou extracelular que tem funções catalizadores. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de via metabólica, possibilitando o metabolismo dos seres vivos

Catálise

É um processo onde um catalizador permite que uma reação necessite de menos tempo e menor gasto energético para acontecer. No mecanismo de catálise enzimática à uso de substratos são compostos que existem na célula e vão reagir quimicamente. A enzima é o catalisador que fará com que a reação se dê mais facilmente; e por fim o produto é o composto que se irá formar na reação.

Metabolismo

Significa “mudança”, troca é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usa doem referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas a Estrutura do trifosfato de adenosina, um intermediário central no metabolismo energético e seus ambientes.

Íons metálicos

Algumas enzimas necessitam para a sua ação catalítica de um co-fator. Ex. Ferro, Cobre, Magnésio, Manganês, Zinco, Potássio, Sódio. Com estes co-fatores os oligoelementos tornam-se ionizados e atravessam mais rápido a membrana plasmática.

BIBLIOGRAFIA:
http://perfline.com/cursos/cursos/acbas/acbas01.htm
http://vsites.unb.br/fef/downloads/keila/equilibrio_acido_basico.ppt
http://perfline.com/cursos/cursos/acbas/acbas02.htm
http://sosortomolecular.wordpress.com/2009/07/06/sistemas-tampao/
http://perfline.com/cursos/cursos/acbas/acbas03.htm
http://bioquimica.ufcspa.edu.br/pg2/pgs/medicina/links/tampoes.ppt

Prof. Paulo Edson Reis Jacob Neto
Clique Aqui para encontrar o contato do Prof. Paulo Edson Reis Jacob Neto

 

 

 

Você é um profissional da área de Ortomolecular ou terapias holísticas? Tem artigos com conteúdo interessante e deseja divulgar essas informações?
Entre em contato: portal@terapiaortomolecular.net