AROMATERAPIA NO CLAREAMENTO DE MANCHAS

Receitas de cremes com óleos essenciais deixam pele mais uniforme utilizando a aromaterapia

Em um país tropical como o Brasil, é muito comum as pessoas apresentarem manchas na pele. Esse tipo de problema faz parte do processo natural de envelhecimento, mas costuma ser agravado quando a pessoa se expõe aos raios UVA e UVB – emitidos pela luz do sol – sem o uso de protetor solar. Nesses casos, as manchas podem variar entre marcas inofensivas a problemas mais graves, como o câncer de pele (melanoma). A boa notícia é que boa parte das manchas de pele podem ser amenizadas com tratamentos simples e caseiros, tendo a aromaterapia como aliada.

Nas clínicas de estética ou mesmo nos consultórios de dermatologia, a técnica mais utilizada para amenizar as manchas é o peeling – do verbo inglês to peel, que significa descascar, despelar. Na dermatologia, esta técnica é utilizada para remover a camada superficial da pele, estimulando o crescimento de uma camada mais clara, macia e rejuvenescida. Mas também existem tratamentos naturais que podem ajudar a amenizar as manchas e são fáceis de fazer. Que tal experimentar alguns deles para promover o clareamento das manchas em casa?

Confira algumas dicas de Aromaterapia que vão deixar sua pele muito mais bonita, uniforme e rejuvenescida.

MÁSCARA CLAREADORA

Ingredientes

1 colher (sopa) de argila cinza ou branca
1 gota de óleo essencial de Limão ou Bergamota
Água
Modo de preparo

Primeiro separe um recipiente de cerâmica ou vidro, pois os óleos essenciais costumam ser muito concentrados e podem corroer alguns materiais, como o plástico. Além disso, outros tipos de recipientes, como alumínio ou madeira, não são recomendados, para não haver nenhuma interação das moléculas dos óleos com esses materiais.

Depois disso, coloque a argila no recipiente e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Em outro recipiente, coloque 1 colher (sopa) da argila pronta e acrescente 1 gota do óleo essencial escolhido. Misture bem.

Como usar

Com a ajuda de um pincel ou com os dedos, aplique a máscara pelo rosto. Deixe secar durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida, retire o produto com água fria. Esta máscara pode ser utilizada duas vezes por semana.

Contraindicação

Nenhuma.

Propriedades Terapêuticas

As argilas branca e cinza possuem a propriedade de clarear a pele, trazendo brilho e suavidade. Já os óleos essenciais de Limão ou Bergamota clareiam as manchas, são adstringentes e ainda auxiliam no emocional, trazendo a sensação de bem-estar.

Importante

Após utilizar óleos essenciais cítricos na pele, como o de Limão ou Bergamota, não se exponha ao sol durante um período de 12 horas, para não agravar as manchas, ao invés de melhorá-las. Caso haja exposição, é obrigatório o uso de protetor solar com fator FPS acima de 30.

CREME CLAREADOR NOTURNO

Ingredientes

1 colher (sopa) de creme base neutro
1 colher (chá) de óleo vegetal de Rosa Mosqueta
1 gota de óleo essencial de Bergamota
Modo de preparo
Em um recipiente de cerâmica, coloque todos os ingredientes e misture bem.

Como usar
Aplique a mistura no rosto limpo, antes de dormir. Pela manhã, lave bem o rosto com água fria. Utilize este creme de 2 a 3 vezes por semana, durante pelo menos 30 dias.

Contraindicação
Nenhuma.

Propriedades Terapêuticas
O óleo vegetal de Rosa Mosqueta é excelente para clarear e dar brilho à pele. Além disso, é leve, rico em ácidos graxos essenciais, tem poder regenerador e possui rápida absorção. Se preferir, utilize-o diretamente sobre a pele, sem misturá-lo ao creme base.

Importante
Utilize o creme apenas durante a noite, pois tanto o óleo vegetal de Rosa Mosqueta, quanto o óleo essencial de Bergamota, são fotossensíveis e podem piorar as manchas, caso você exponha a pele ao sol sem proteção.

PEELING AROMÁTICO DE TOMILHO

Ingredientes

1 colher (sopa) de argila cinza ou branca
1 gota de óleo essencial de Tomilho
Água aromática de lavanda (hidrolato), encontrada em lojas de Aromaterapia ou de produtos naturais
Modo de preparo
Em um recipiente de cerâmica, coloque a argila e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Em outro recipiente, coloque 1 colher da argila pronta e acrescente o óleo essencial de Tomilho.

Como usar
Com a ajuda de um pincel ou com os dedos, aplique a mistura sobre todo o rosto e deixe agir pelo tempo que aguentar, não ultrapassando 20 minutos. Em seguida, retire com água fria. Após lavar o rosto, embeba uma bola de algodão na água de lavanda e passe pelo rosto para acalmar e refrescar a pele. Este peeling deve ser feito a cada 15 dias, até as manchas serem amenizadas. Mas vale lembrar que elas não somem por completo, pois isso só é possível através de uma descamação muito profunda nas camadas da pele, que apenas os dermatologistas estão capacitados a realizar.

Contraindicação
O tratamento não deve ser adotado por pessoas hipertensas, uma vez que o óleo essencial de Tomilho eleva a pressão sanguínea. Também não é indicado para grávidas, pois o óleo é muito forte quimicamente e, devido ao aumento da circulação sanguínea, pode estimular as contrações uterinas.

Propriedades Terapêuticas
O óleo essencial de Tomilho é bactericida, aumenta a imunidade e estimula a circulação da pele, sendo ótimo também para tratamentos de celulite. Neste peeling aromático, o óleo essencial de Tomilho faz o mesmo efeito do nicotinato de metila (éster proveniente do álcool metílico e do ácido nicotínico; um ativo usado em cosméticos corporais e que causa aumento da circulação sanguínea nos vasos, deixando a região avermelhada e aquecida). Já a água de lavanda tem efeito sedativo e calmante, além de ser cicatrizante.

Importante
O óleo essencial de Tomilho causa ardência e sensação de coceira na pele, além de hiperemia (vermelhidão). Não se assuste, esses efeitos são normais e não causarão nenhum problema para a pele. É importante saber disso para respeitar seus limites. Algumas mais sensíveis não aguentam nem terminar de aplicar a máscara, por conta do incômodo, então é importante respeitar este limiar. Os resultados da máscara começam a ser percebidos assim que a pessoa retira o produto da pele.

Experimente já os tratamentos com óleos essenciais e aromaterapia,  prepare-se para o verão, livre de manchas!

Fonte: Cristina Maria Carrasco – Terapeuta Ortomolecular
https://www.facebook.com/cristinamariacarrasco