No primeiro ano de vida existem pequenos gestos, brinquedos e atitudes que vão fazer o seu bebê sentir-se mais confortável e feliz. Saiba quais são…

 

 

 

1º mês

 

Enrolar o seu bebê numa mantinha, tipo charuto, vai fazer com que ele se sinta mais confortável. Além do aconchego, que irá provocar uma sensação idêntica a quando estava na barriga da mãe, a temperatura também se torna mais agradável. No primeiro mês de vida, tenha o bebê nascido no verão ou no inverno, há um período de adaptação à temperatura exterior.

 

 

 

2º mês

 

 

Transportar o bebê consigo, num sling ou outro, enquanto faz as tarefas de casa ou quando está no supermercado, vai ajudar o desenvolvimento cognitivo do seu filho.

Nesta fase, ele precisa de estímulos vindo do exterior.

 

 

 

 

 

 

3º mês

 

Mudar de posição, ora de bruços ora de barriga para cima. Devido ao número mais elevado de mortes súbitas em bebês que dormem de bruços, foi sendo aconselhado aos pais deitar os bebês de barriga para cima na hora de dormir. No entanto, ele também se deve habituar a estar de bruços para facilitar a aprendizagem quando chegar a fase de rebolar e engatinhar.

 

 

 

4º mês

 

Nesta fase da sua vida, um espelho é um ótimo brinquedo. O bebê adora ver-se a si próprio. Pode pendurar um espelho no berço (de forma segura) e deixe-o deliciar-se com as descobertas.

 

 

 

 

 

5º mês

 

 

Apesar dos estímulos dos pais serem positivos para o bebê, nesta altura da sua vida, vai querer ter tempo para estar apenas a observar sem ter brinquedos a serem agitados à sua volta. Por isso, se notar que o bebê não está interessado em agarrar um determinado brinquedo ou que não está a ligar nenhuma às suas caretas e barulhos, deixe-o estar.

 

 

 

6º mês

 

Se desde que o seu bebê nasceu as únicas pessoas com quem ele ficou foram os pais, está na altura de mudar. A partir desta idade, os bebês começam a sentir cada vez mais a ansiedade da separação. Por isso, nada melhor do que habituá-lo a estar com outros adultos. Comece com pequenos períodos de tempo (uma hora) e vá aumentando a partir daqui. Assim, irá evitar uma ansiedade maior a partir dos 9 meses que é quando os bebês reagem mais à separação dos pais.

 

 

 

7º mês

“Cucu… onde está o bebê?”… Nesta fase, brincar às escondidas com o seu bebê é uma ótima forma de o estimular. E eles adoram!

8º mês A rotina começa a ter uma importância cada vez maior na vida do bebê. Comer e dormir às mesmas horas ajuda-o a sentir-se mais seguro. Não significa que não existam dias de exceção, como o aniversário de um dos pais ou de um familiar ou uma saída com amigos. Mas, de uma forma geral, deve tentar manter os mesmos horários para sestas e refeições.

 

9º mês O melhor brinquedo que pode dar ao seu filho aos 9 meses são blocos para empilhar ou argolas. A coordenação motora e os movimentos das mãos em conjunto com os olhos devem ser treinadas nesta fase.

 

10º mês Um objeto preferido. Todos os bebês têm sempre um peluche, uma fralda ou cobertor, algo que os conforte num momento de stress. Esta é a altura ideal para ele ter um.

 

11º mês Convívio com outras crianças é positivo para o seu filho nesta idade. Promova encontros com amigas com filhos da mesma idade e deixe o seu bebê interagir com outras crianças.

 

12º mês O primeiro bolo de aniversário! Não se importe se ele colocar a mão dentro do bolo e levá-lo à boca… Nesta fase da vida, explorar o palato é importante.